Origem do Nome

(foram efectuadas no total de 1,746,364 pesquisas, onde 50.64% dos nomes foram encontrados (884,317 pesquisas)

Possuímos 6,017 nomes com respetiva origem e significado

Freitas   Michel   Jean   Cury   Andrea   Violeta   Dimas   Lindalva   Misael   Corina   Castro   Wilton   Barroso   Belchior   Barros   Carina   Delfim   Jacinta   Jessé   Joabe   LÁzaro   Tomás   Eugênio   Bustamante   Fontes   Fraga   Gesteira   Elisa   Padilha   Pascoal  

O que é o "Nome"?


A escolha do nome de uma pessoa, embora hoje em dia a maior parte das pessoas a faz de forma leviana, era objeto de grandes preocupações no passado por ser vista como uma presságio, isto é, como se o nome fosse influir no futuro e caráter da pessoa.

O nome é o que identifica a pessoa numa sociedade. Do ponto de vista jurídico é essencial, pois é com ele que o indivíduo adquire bens, participa de associações, abre contas bancárias e tira documentos de identidade. Tem duas partes: o prenome (que é nome próprio) e o patronímico, ou nome de família, mais conhecido por sobrenome, que é adquirido por filiação, casamento ou via processo. A mulher que pegou o sobrenome do marido perde o direito de usá-lo em caso de divórcio, a não ser em situações especiais previstas em lei. No primeiro ano após a maioridade, uma pessoa pode requerer a alteração de seu nome, desde que tenha motivo e raramente por sentença judiciária. O prenome pode ser alterado apenas quando é claro que este nome expõe seu titular ao ridículo.

O nome é obrigatório para qualquer ato público, embora há exceções em lei eleitoral nos casos em que o candidato é mais conhecido por outro nome ou apelido. Nos atos privados, admite-se o nome fictício, ou pseudônimos, muito utilizados em literatura, como por exemplo Voltaire (François-Marie Arouet); nos esportes, como Pelé (Edson Arantes do Nascimento); nas artes cênicas, como Fernanda Montenegro (Arlete Pinheiro), entre outros.



Veja também os nossos sites
Significado dos Sonhos | O seu Signo Chinês | Numerologia do seu Nome