Origem do Nome

(foram efectuadas no total de 1,773,420 pesquisas, onde 51.39% dos nomes foram encontrados (911,373 pesquisas)

Possuímos 6,017 nomes com respetiva origem e significado

Edmundo   Elisa   Barros   Carina   Clodoaldo   Darlene   Anjos   Fontes   Graciete   Tomás   Adauto   Eugênio   LÉia   Janaina   Omar   Décio   Edgard   Cleto   Machado   Passos   Pamela   Emílio   Pascoal   Apolo   Aroldo   Alana   Alberto   Solange   Ananias   Bartolomeu  

O que é o "Nome"?


A escolha do nome de uma pessoa, embora hoje em dia a maior parte das pessoas a faz de forma leviana, era objeto de grandes preocupações no passado por ser vista como uma presságio, isto é, como se o nome fosse influir no futuro e caráter da pessoa.

O nome é o que identifica a pessoa numa sociedade. Do ponto de vista jurídico é essencial, pois é com ele que o indivíduo adquire bens, participa de associações, abre contas bancárias e tira documentos de identidade. Tem duas partes: o prenome (que é nome próprio) e o patronímico, ou nome de família, mais conhecido por sobrenome, que é adquirido por filiação, casamento ou via processo. A mulher que pegou o sobrenome do marido perde o direito de usá-lo em caso de divórcio, a não ser em situações especiais previstas em lei. No primeiro ano após a maioridade, uma pessoa pode requerer a alteração de seu nome, desde que tenha motivo e raramente por sentença judiciária. O prenome pode ser alterado apenas quando é claro que este nome expõe seu titular ao ridículo.

O nome é obrigatório para qualquer ato público, embora há exceções em lei eleitoral nos casos em que o candidato é mais conhecido por outro nome ou apelido. Nos atos privados, admite-se o nome fictício, ou pseudônimos, muito utilizados em literatura, como por exemplo Voltaire (François-Marie Arouet); nos esportes, como Pelé (Edson Arantes do Nascimento); nas artes cênicas, como Fernanda Montenegro (Arlete Pinheiro), entre outros.



Veja também os nossos sites
Significado dos Sonhos | O seu Signo Chinês | Numerologia do seu Nome